Reino Unido aponta espanhol como “idioma do futuro”
O British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais, apontou o espanhol como o idioma mais importante para os próximos anos.
No relatório “Languages for the Future”, divulgado nos últimos dias, a organização analisa os idiomas mais relevantes, levando em consideração critérios econômicos, geopolíticos, culturais e educacionais.
O idioma de Cervantes aparece em primeiro lugar no ranking, seguido de mandarim, francês, árabe e alemão. O português aparece na oitava colocação.
Segundo o British Council, a saída do Reino Unido da União Europeia aumenta a necessidade de entender outras línguas para manter bons vínculos. O texto aponta que o país passa por um momento crítico, em que melhorar as habilidades linguísticas é fundamental.
“Temos que sair do mantra de que o inglês é ‘o’ idioma internacional dos negócios, para entender a importância de aprender outros idiomas e as variadas circunstâncias em que são utilizados”, acrescenta o relatório.
O estudo destaca a Espanha como um dos principais mercados para exportação do Reino Unido e o principal destino turístico, com mais de 14 milhões de visitas em 2015. México, Chile e Colômbia também são apontados como mercados em potencial. O relatório indica ainda que nesses três países o nível de proficiência em inglês é baixo.
O Brasil também recebe destaque, ao ser apontado como a nona maior economia do mundo. De acordo com o estudo, o país ainda não atingiu o desenvolvimento previsto pelos economistas, mas seu potencial não deve ser menosprezado.