Tóquio testa robôs poliglotas para os Jogos Olímpicos de 2020

A cidade de Tóquio instalará robôs poliglotas em seu principal edifício governamental para testar a sua capacidade de orientar visitantes durante os Jogos Olímpicos de 2020.

O governo local explicou em um comunicado que, a partir desta semana, cinco robôs receberão os visitantes do Edifício Metropolitano de Tóquio. O objetivo é verificar o potencial e a efetividade dos robôs, para aplicar as melhorias necessárias.

O teste deve durar até o final de fevereiro de 2018. As máquinas ajudarão os usuários dando orientações sobre o escritório do Governo Metropolitano e informações turísticas sobre a capital japonesa.

Tóquio espera que os robôs multilíngues desempenhem vários papéis durante os Jogos Olímpicos. Segundo a agência de notícias EFE, todos eles podem se comunicar em japonês e inglês, enquanto alguns modelos também se comunicam em chinês e coreano.

Ainda de acordo com a agência, o Japão buscará expandir o uso dos robôs poliglotas após a Olimpíada, com projeções focadas em seu crescente setor turístico.