O ano passado continuou sendo ano de pandemia, o que de novo condicionou o nosso dia a dia, como no anterior. 2021 foi o ano em que a vacinação se estendeu pelo mundo de forma massiva. Por isso, a palavra mais utilizada no Brasil e em muitos países foi precisamente “vacina”. Porém, isso não aconteceu em todos os lugares. Para os dicionários Collins e Cambridge, outras palavras foram mais procuradas ou importantes em 2021. Cabe destacar que a segunda palavra mais importante no Brasil, segundo a pesquisa da consultoria Cause e do Instituto de Pesquisa Ideia, foi “esperança”. Esta palavra aparece em pouquíssimos países dentre as 10 mais importantes do ano. Com disse Mahatma Gandhi, “a nossa língua é o reflexo de nós mesmos”.
Seguem alguns detalhes interessantes sobre a palavra do ano 2021:
Merriam-Webster: O dicionário norte-americano confirma que “vacina” foi a palavra do ano também nos Estados Unidos.
Oxford Dictionary: Para este prestigioso dicionário a palavra do ano foi “vax” ou “vaxx”, forma coloquial de “vaccine”. Também menciona novas palavras, como “vaxxie” (fazer uma selfie tomando a vacina), “vax-a-thon” (mobilização para vacinar a população) ou “vaxinista” (quem transforma o fato de tomar vacina num grande evento).
Cambridge Dictionary: Para este dicionário a palavra mais importante do ano foi “perseverance”. Curiosamente, não tem nada a ver com a pandemia e sim com a chegada a Marte do robô Perseverance, da NASA. Como as buscas por esta palavra aumentaram consideravelmente depois deste acontecimento, o dicionário achou que era motivo suficiente para escolhê-la como palavra do ano.
Collins Dictionary: O Collins anunciou que escolhia como palavra do ano as siglas NFT (Non-Fungible Token). Os NFT são os certificados que indicam que determinado arquivo, vídeo ou publicação pertencem a uma pessoa e não são de domínio público.
Fundación del Español Urgente (FundéuRAE): Essa instituição de língua espanhola também escolheu como palavra do ano 2021 “vacuna”.
Tem interesse pelas línguas? Confira as pós-graduações em Ensino de Inglês ou Espanhol e Tradução!